sábado, 26 de outubro de 2013

Mídias alternativas e democratização da informação em debate no 7º Controversas


Postado As:  09:31  |  Em:  

Gabriel Oliveira -

A sétima edição do seminário Controversas, organizado pelo Departamento de Comunicação Social da UFF, já tem tema definido. “Mídias alternativas” será o assunto abordado no encontro que visa aproximar os estudantes do curso de Jornalismo do mercado de trabalho e promove debates acerca das transformações da profissão. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro, das 16h às 21h, no auditório do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs).

Na abertura do Controversas, às 16h, o tema será o mercado de trabalho para os que atuam em veículos alternativos, com a mesa “Mídias alternativas – o que são, como funcionam e uma pergunta: dá para viver desse trabalho?” Foram convidados profissionais de veículos com propostas alternativas às presentes nas mídias hegemônicas, tais como Vírus Planetário, Pulsar e Mídia Ninja, entre outros. A jornalista Gilka Resende, do Pulsar e Beatriz Bissi, antiga editora da Revista Cadernos de Terceiro Mundo, já confirmaram presença para a mesa que será mediada pela professora Carla Baiense.

Às 18h30, serão divulgados os vencedores do II Prêmio Controversas, que este ano terá seis categorias: Reportagem para veículo impresso, Reportagem para veículo on-line, Fotojornalismo, Reportagem para telejornal, Reportagem para rádio e Produção Gráfica em Jornalismo, esta última aberta também a estudantes de publicidade. Ainda no dia 26, a atuação da grande imprensa será discutida em “O mercado tradicional diante da proliferação de vozes”, das 19h30 às 21h. Os primeiros convidados a confirmar foram o editor-executivo de Plataformas Digitais do Globo, Pedro Doria e o diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes, também chefe de redação da Band News FM, Rodolfo Schneider. A chefe do Departamento de Comunicação Social da UFF, Ana Baumworcel mediará essa segunda mesa do dia 26. 

No dia 27 de novembro, será a vez de debater a responsabilidade e o compromisso social da imprensa na primeira mesa, às 16h: “Caminhos para a democratização da informação” que terá como palestrantes Paula Máiran, Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, Vívian Carneiro, repórter da TV Brasil, Sheila Jacob, representante do Grupo Piratininga de Comunicação e Raquel Júnia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A mesa contará ainda com representante do Intervozes e será mediada pela professora Sylvia Moretzsohn. O encontro seguinte, “O financiamento público: Novos modelos para driblar a dependência do anunciante” falará, a partir das 17h30, sobre as alternativas financeiras para as mídias independentes e terá o professor Márcio Castilho como mediador. 

Encerrando o segundo dia do Controversas, às 19h30, a mesa “Prata da Casa” contará com a presença de profissionais formados pela UFF, que vão conversar com alunos e professores sobre suas experiências no mercado de trabalho. A mesa será composta pelos palestrantes Iane Filgueiras, que trabalha no Canal Saúde, do SUS, Gabriel Fricke, do GloboEsporte.com, Luã Marinato, repórter do Jornal Extra e Clarissa Gonzales, que acaba de concluir doutorado em Artes pela universidade Complutense de Madrid, na Espanha. O professor Ildo Nascimento é quem comanda a mesa de recepção dos ex-alunos. Os interessados poderão conferir toda essa programação no recém-inaugurado auditório do Iacs, localizado na Rua Lara Vilela, 126, São Domingos, Niterói.


Compartilhe com seus amigos.

0 comentários:

Contato
Copyright © 2013
Traduzido Por: Template Para Blogspot
by BloggerTheme9
:)
back to top