História




Desde 2010, o setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFF organiza semestralmente o seminário Controversas, que este ano tornou-se um Projeto de Extensão da universidade.

Aberto a alunos e professores da UFF, mas também a visitantes externos, o evento tem o objetivo principal de aproximar nossos alunos da realidade do mercado de trabalho de jornalismo. A atividade contribui também para fortalecer a imagem do nosso curso dentro e fora da universidade.

O departamento já promoveu seis edições do Controversas. Optamos por fazer a cada ano uma edição “completa”, com diferentes mesas temáticas, e uma reduzida, de um dia e composta apenas por ex-alunos dispostos a compartilhar suas vivências profissionais. Essas edições reduzidas passaram a ser apelidadas de Controversas Prata da Casa e vêm funcionando como um momento de aproximação e troca com os egressos do curso.

· A primeira edição, de 9 a 11 de novembro de 2010, teve como tema A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição e aconteceu no auditório Macunaíma, na Faculdade de Letras. Entre os convidados, Chico Otávio, repór ter especial do jornal O Globo; José Luiz Alcântara, diretor da sucursal do Estadão; Paulo Cesar Vasconcelos, repórter da Rede Globo; e Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas (via teleconferência).

· A segunda edição ganhou o título Controversas Travessias Fotográficas. Além de trazer para o Iacs os ex-alunos Marcelo Carnaval (O Globo) e Renata Xavier (independente), exibiu trabalhos fotográficos de oito alunos. O even to aconteceu em 16 de junho de 2011. (edição Prata da Casa)

· O III Controversas, em 19 e 20 de outubro de 2011, teve como tema “A reportagem de Cidade e de Ciência, duas faces do trabalho jornalístico” e recebeu convidados como Fábio Gusmão, editor de Cidade do Extra; Solange Duart, redatora da secretaria de redação do Globo; Alicia Ivanissevich, editora de Ciência da Ciência Hoje; Carol Barcelos, repórter da Rede Globo e ex-aluna, entre outros. Nessa edição, tivemos o apoio da Fundação Euclides da Cunha (FEC), vinculada à UFF. O evento aconteceu na Faculdade de Economia da UFF.

· “Caminhos no Jornalismo Cultural” foi o tema da edição realizada em 18 de junho, no Iacs. Entre os convidados, os ex-alunos Cláudia Lamego, da Fundação Roberto Marinho; Vivi Fernandes de Lima, da revista de História da Biblioteca Nacional; Flávia Midori, da Reader´s Digest Brasil, e o roteirista e humorista Ulisses Mattos. (edição Prata da Casa)

· Controversas Grande Reportagem foi realizado de 4 a 6 de março de 2013 no Auditório Macunaíma, na Letras, com mesas disputadas sobre temas como A reportagem investigativa, Jornalismo e Literatura e A cobertura de grandes eventos. Entre os convidados Geneton Morais Neto, repórter da Globonews; Allan Gripp, secretário de redação da Folha de S. Paulo; Elvira Lobato, ex-repórter da Folha de S. Paulo; Francisco Regueira, repórter do Fantástico; e Isabel Clemente, editora da Época.

· Controversas Audiovisuais, em 16 de julho de 2013, recebeu os ex-alunos Che Oliveira, repórter especial da Band Rio; Claufe Rodrigues, editor e repórter da Globonews; Flávia Lobo Antunes, repórter da MultiRio; e Roberto Petti, gerente da GNT. Na mesa de abertura, alunos da UFF apresentaram produções audiovisuais do curso de Jornalismo. O evento aconteceu na sala Paulo Freire, Faculdade de Educação.

O seminário tem trazido outro ganho importante para ao curso, que é proporcionar o engajamento dos alunos em atividades práticas relacionadas a diferentes disciplinas, tais como Redação de Hipertexto, Telejornalismo, Radiojornalismo, Assessoria de Imprensa, Fotojornalismo, Teorias e Técnicas de Reportagem e Oficina de Reportagem. A Unitevê, da UFF, fez a cobertura de todas as edições.

Uma parte significativa dos professores do curso tem se engajado no evento não só pautando atividades, mas também convidando palestrantes, mediando mesas contribuindo na organização. O professor Ildo Nascimento, responsável pela programação visual do evento, tem uma participação fundamental. Também estão envolvidos os professores João Batista Abreu, Denise Tavares, Sylvia Moretzsohn, Renata Rezende, Márcio Castilho e Carla Baiense. A coordenação é da professora Larissa Morais.


0 comentários:

Contato
Copyright © 2013
Traduzido Por: Template Para Blogspot
by BloggerTheme9
:)
back to top