Júri

REPORTAGEM PARA VEÍCULO IMPRESSO

Jurados:

Márcio Castilho é professor da graduação em Comunicação Social da UFF e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da mesma instituição. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF, Márcio Castilho trabalhou nos jornais O Globo, Extra e A Gazeta (ES). Atuou como assessor de imprensa do Governo do Estado do Espírito Santo e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 

Pedro Aguiar é professor substituto de Jornalismo no curso de Comunicação Social da UFF e participa do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (PEIC). Mestre em Comunicação pela UFRJ e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição, cursou também graduação em Cinema na UFF. Pedro possui ainda Especialização em Correspondência Internacional voltada para o Leste Europeu e ex-URSS. Tem produção acadêmica concentrada nos temas agências de notícias, jornalismo internacional, comunicação sul-sul e Nova Ordem Mundial da Informação e Comunicação (NOMIC). Tem experiência profissional em jornalismo impresso, de agências, on-line, de TV e de rádio, com ênfase em jornalismo internacional, principalmente na cobertura do Leste Europeu, antiga Iugoslávia e ex-URSS. 



REPORTAGEM PARA VEÍCULO ON-LINE 

Jurados:

Carla Baiense é professora do Departamento de Comunicação Social da UFF. Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, formou-se em Jornalismo pela UFF e possui especialização em Marketing pelo Instituto Coppead/UFRJ. Atuou como editora, subeditora e repórter em revistas e jornais especializados em negócios e novas tecnologia, além de ter passagem pela coordenação de projetos editoriais para veículos on-line. Na área de marketing, desenvolveu atividades ligadas à produção de cursos e eventos e à coordenação de campanhas de marketing de incentivo.

Danielle Brasiliense é professora adjunta do curso de Comunicação Social da UFF. Doutora em Comunicação e cultura, Mestre em Comunicação e graduada em Jornalismo, Danielle é membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades da UFF.

Nice de Paula é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Juiz de Fora, Mestre em Linguística pela PUC-RJ e especializada em jornalismo econômico. Foi repórter especial do jornal O Dia, editora de Economia do Jornal do Brasil, trabalhou durante oito anos no jornalismo online e foi editora de Economia do site do Globo. No início deste ano voltou ao jornalismo impresso, como repórter do jornal O Globo. Ao longo de sua carreira, recebeu os prêmios Imprensa Embratel, Fiat Allis de Jornalismo Econômico, Abecip de Jornalismo, Previdência Social de Jornalismo e Mongeral de Previdência, entre outros.



REPORTAGEM PARA TELEJORNAL 

Jurados: 

Che Oliveira trabalha como repórter freelancer no SBT. Formado em Jornalismo pela UFF em 2001, iniciou sua carreira em junho de 1998 na TV Bandeirantes, junto com o novo telejornal Jornal do Rio. Também realizou reportagens para outros programas jornalísticos na emissora, como o Jornal da Band e o Jornal da Noite. Che já teve ainda passagem por duas afiliadas da Rede Globo no Interior: a TV Serra-Mar, em Nova Friburgo, e a TV Alto Litoral, em Campos dos Goytacazes. Atuou na reportagem do Jornal da TV!, da Rede TV!, e no Bom Dia Rio, da Rede Globo. Na Record foi repórter, chefe de reportagem e chefe de redação. Recentemente, atuou como repórter especial da edição local do Brasil Urgente. Em 2008 Che Oliveira ganhou o prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo por reportagem sobre sequestro em prédio de classe média alta na Barra da Tijuca, ocorrido em 2007.

Denise Tavares é professora adjunta do curso de Comunicação Social na UFF. Mestre em Multimeios pela Unicamp e doutora em Integração Latino-Americana pelo PROLAM/USP, Denise se formou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na PUC/Campinas. Já foi professora da Universidade Anhembi-Morumbi, da Universidade Paulista (UNIP), da Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (ESAMC) e da PUC/Campinas nos cursos de Jornalismo (que dirigiu em 2006 e 2007), Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Tem experiência em Comunicação, com ênfase nas áreas de multimídia e documentário, e na produção de jornais e revistas impressos e on-line.

Renata Rezende é professora adjunta do curso de Comunicação Social da UFF. Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF e Doutora em Comunicação pela mesma universidade, Renata é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde já trabalhou como professora Adjunta. Tem experiência em televisão e vídeo. Atuou por seis anos na TV Gazeta, afiliada da TV Globo em Vitória. Já foi repórter, produtora, pauteira e editora final. 



REPORTAGEM PARA RÁDIO 

Jurados: 

Ana Baumworcel atua como professora da área de rádio da UFF desde 1985, e foi eleita em 2012 chefe do Departamento de Comunicação Social da UFF. Ana é Bacharel em Comunicação/Jornalismo pela UFRJ, Mestre em Comunicação pela UFF e Doutora em Educação pela mesma universidade. Pesquisa sobre radiojornalismo, história do rádio, rádio-educativo, juventude e educação.

Helen Britto é professora do Departamento de Comunicação Social da UFF e tem em seu histórico coordenação de laboratórios experimentais de rádio, mídia impressa e assessoria de imprensa. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Helen possui pós-graduação em Assessoria de Comunicação com ênfase em imprensa e é Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Helen atua também como docente na Estácio e possui experiência profissional em rádio, TV, impresso e assessoria de imprensa e de comunicação.

Jaqueline Deister trabalha na ONG Criar Brasil, onde é produtora e repórter do programa Zoa Som, que vai ao ar na Rádio MEC AM e Roquette-Pinto FM. Atualmente a jornalista também faz parte da Agência Pulsar Brasil, que integra movimento das rádios comunitárias e livre. Jaqueline é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFF e possui expressiva atuação no campo da mídia alternativa. 



FOTOJORNALISMO 

Jurados: 

Dante Gastaldoni é professor concursado da UFF desde 1980 e da UFRJ desde 1983, lecionando as disciplinas Linguagem Fotográfica e Fotojornalismo. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Ciências Sociais pela UFF, Dante concluiu em 2005 seu Mestrado em Comunicação Imagem e Informação. É fotógrafo profissional desde 1972, atuando basicamente em fotografia documental e reportagens fotográficas. Entre 1974 e 1983, trabalhou como repórter, redator e editor no Jornal do Brasil, de onde saiu para dirigir a Editora Gama Filho. Atualmente além de lecionar, Dante exerce atividades de curadoria e consultoria em projetos culturais. 

Marcelo Carnaval é graduado em jornalismo pela UFF e começou a carreira no Jornal do Brasil em 1985. Três anos depois, passou a integrar a equipe carioca da revista Veja e em 1999 entrou para o jornal O Globo, onde permanece até hoje. Marcelo já foi agraciado com prêmios como o Ibéria (1996), o Prêmio Abril de Cobertura Fotográfica (1998) e em 2003 ganhou o prêmio International Newspaper Desing, em Nova Iorque. Em 2006, recebeu o Prêmio Esso de Fotojornalismo por uma foto que mostra o desespero de uma mãe amparando no colo o filho morto a tiros em uma rua do Rio de Janeiro. Com essa mesma foto, ele recebeu a condecoração de melhor fotografia em 2007 no 23º Prêmio Rei de Espanha de Jornalismo. Em 2012 recebeu o Prêmio Embratel de reportagem de Educação. 

Rômulo Corrêa é professor assistente e coordenador do setor de Fotografia no curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFF. Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (2001). Durante vinte anos foi Coordenador do Núcleo de Fotografia da Universidade Gama Filho e professor dos cursos de Comunicação Social e Desenho Industrial. Rômulo atualmente atua ainda como professor do curso de Graduação Tecnológica em Fotografia da Universidade Estácio de Sá.



PRODUÇÃO GRÁFICA EM JORNALISMO 

Jurados: 

Alessandro Alvim é editor assistente de arte no O Globo desde 1997 e já trabalhou na Tribuna da Imprensa, no jornal O Dia e no Jornal do Brasil. Seu trabalho de infografia e design já foi reconhecido pela SND (Society for News Design), SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), Malofiej (prêmio de maior prestígio da infografia mundial) e pelo Prêmio Esso. Seu nome ficou entre os 25 finalistas da eleição mundial do prêmio Ïnfografista mais influente dos últimos 20 anos" promovido pelo Malofiej em 2012.

Alexandre Farbiarz é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF e professor adjunto do curso de Comunicação Social da mesma universidade. Mestre em Educação e Linguagem pela USP e em Design pela PUC/RJ, possui doutorado em Design pela PUC/RJ. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em relações discursivas em ambientes virtuais de aprendizagem, atuando principalmente em educação à distância, uso de redes sociais em educação, educomunicação, “edutainment”; edição de periódicos, comunicação, design e planejamento visual-gráfico. 

João Alt é professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFF e membro do Núcleo Docente Estruturante. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, Alt é mestre em Ciências da Arte também por essa universidade e doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF.


0 comentários:

Contato
Copyright © 2013
Traduzido Por: Template Para Blogspot
by BloggerTheme9
:)
back to top